Vamos conversar?

Vamos conversar?

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Quando a porta estiver fechada, derrube as paredes!



Andando pela praia, dias destes, dou de cara com esta porta! A frase me vem como tiro. Como o próprio bumerangue que vai e retorna certeiro. E os olhos brilham já viajando nas palavras, coração sedento por escrever…

Porta fechada não é passagem trancada. Pode-se derrubar as paredes…

Ademais, em paredes erguidas, há janelas. Que permitem espiar e assanhar. Paredes de tábuas, deixam frestas. E de tijolos… Marreta derruba, se precisar!

Esta porta teve um efeito tão encantador, quanto inspirador. Me deixou matutando, matutando… E eu lá, com meus botões, passeei por histórias e mais histórias. Fui descobrindo paredes transpostas em outras épocas. Paredes derrubadas e outras que me detinham, sem nem eu mesma perceber. Paredes invisíveis, sagazes, sutis. Que me prendiam sorrindo, enganando-me de me fazerem feliz. Nem sempre erguidas por outros. Culpados pelo meu confinamento. 

Muito fácil, ovo de Colombo, descobrir a culpa por tanto marasmo no outro! Difícil mesmo, descobrir a culpa em si mesmo. Enxergar o sorriso cínico vindo de seu próprio sorriso. E entender que os tijolos da parede podem até ter sido arremessados por outros, na fila da construção dos impedimentos. Mas assumir que quem empilha os tijolos e passa a massa é cada um de nós!

Porta fechada. Quem poderá passar?

Não adianta ter a chave da porta se você não se libertar das paredes imaginárias que te prendem. As portas são meras passagens quando o que te oprime o coração tem o nome complicado de muros do porquenão.

Ouse. Passe a borracha uma vez na vida, vez ou outra, apague as paredes. Vislumbre o mundo lá fora sem elas. Contemple.

Muitas vezes, antes de passar pela porta, é preciso derrubar os muros que os anos trouxeram e você deixou ficar.

Depois? Depois você bota tijolo, vidro ou pedra. Madeira, bambu, ou cerca viva. Ou uma lona de barraca. Ou uma carcaça de carro. Ou escolhe uma parede nova a cada dia na sua casa de todo dia.

Porque a parede da casa é mero retrato do que te acontece casa adentro… Esta mesmo! Que inventa paredes onde não tem. E derruba muros de Berlim que dividem mundos só porque acreditam poder. Mesmo que tudo a volta diga que não. Que não pode. Que nunca irá acontecer.


Atrás da porta, através das paredes, só você poderá descobrir o que há para acontecer… 

4 comentários:

  1. Como é bom, descobrir o que há por trás de cada porta... cada parede, cada muro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como, Marina... Um horizonte imenso pra ser descobrir ...

      Excluir
  2. Linda reflexão!!! parabéns pelas belas palavras gatona! te admiro muito! bjs.

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...